Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ufra oferece primeiro cursinho bilíngue

Ufra oferece primeiro cursinho bilíngue

• Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 12h28
  • Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 18h13
Cerca de cinco mil dos 7,6 milhões de inscritos na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são surdos ou deficientes auditivos. O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que existem cerca de 10 milhões de surdos e deficientes auditivos no Brasil. Já as entidades ligadas a essa parcela da população estimam um total de 17 milhões de brasileiros.

A utilização da Libras na educação dos surdos é imprescindível para uma educação democrática, ou seja, uma educação que respeite as especificidades destes sujeitos surdos. Tais sujeitos encontra-se comumente em desigualdade linguística por não haver uma interação comunicacional significativa na maior parte dos ambientes socioeducacionais que os mesmos se fazem presentes, contribuindo para sua exclusão, dificultando assim seu acesso ao Ensino Superior.

Diante desse cenário e afirmando seu compromisso por uma educação democrática e inclusiva, a Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA, através do NÚCLEO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA- ACESSAR em parceria com o CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS torna público o período de inscrição para o I cursinho bilíngue para alunos(as) surdos(as) da instituição.

O projeto “CURSINHO BILÍNGUE PARA SURDOS COM FOCO NO ENEM”, ofertado pelo PROGRAMA AMALIBRAS, tem como objetivo preparar gratuitamente educandos surdos para o Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, multiplicando, desse modo, os espaços socioeducacionais bilíngues destinados para as pessoas surdas e o acesso das mesmas ao Ensino Superior. Os encontros se efetivarão no período de março a outubro de 2018, regulamente de segunda à sábado, de 08:00 às 11:30, no Bloco de Letras- UFRA – Campus Belém. Serão disponibilizadas 25 vagas para educandos surdos.

INSCRIÇÕES: 05/02/2018 até 09/02/2018.
HORÁRIO: 08:30 até 11:30.
LOCAL: Bloco de Letras- UFRA, Campus Belém.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- Comprovante de matrícula no 3º ano do Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos correspondente ao Ensino Médio, ou Histórico Escolar de Conclusão destes (fotocópia)
- RG (original e fotocópia)
- Uma foto 3x4 recente;
- Comprovante de residência atualizado (fotocópia)
- Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia);