As inscrições iniciaram hoje, corre que são apenas 25 vagas

• Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 12h31
  • Última atualização em Segunda, 25 de Junho de 2018, 12h31
  • Acessos: 213

Pela primeira vez, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém, oferta cursinho preparatório gratuito para alunos que vão fazer o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), porém com conteúdo repassado todo em Libras, a língua brasileira de sinais. O projeto oferta 25 vagas e recebe inscrições das 8h às 11h30, de segunda-feira (5) até sexta-feira (9). As matrículas devem ser efetuadas no Bloco do curso de Letras/Libras da UFRA. As aulas vão de março a outubro, no campus da UFRA em Belém, prédio de Letras/Libras, sempre das 7h30 às 12h30, de segunda a sábado. O início das aulas está previsto para 5 de março.

Para se inscrever o aluno surdo precisa apresentar comprovante de matrícula no 3º ano do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos correspondente ao Ensino Médio ou Histórico Escolar de Conclusão destes (fotocópia); RG (original e fotocópia); Uma foto 3x4 recente; Comprovante de residência atualizado (fotocópia); Certidão de Nascimento ou Casamento (fotocópia);

Segundo a coordenadora do cursinho bilingue, professora Pâmela Matos, que é surda, o número ainda é reduzido de vagas, mas isso vai garantir que cada aluno possa ser acompanhado de acordo com a sua necessidade. “O aluno surdo encontra muitas barreiras educacionais, não é uma questão de inteligência e sim de dificuldade de acesso, principalmente na língua, e nosso objetivo aqui é contribuir com suas necessidades, excluindo as barreiras. Há muitos cursinhos preparatórios, mas o foco sempre são os ouvintes. Eu mesma tive muita dificuldade de entender conteúdos, principalmente porque os professores não eram preparados pra me ensinar, não sabiam a minha língua que é libras e isso causou um certo distanciamento entre nós comprometendo o meu aprendizado”, diz a professora.

As aulas seguirão todo o conteúdo do ENEM, com uma diferença: a inclusão de uma disciplina de Libras, para o caso de ocorrerem alunos surdos que ainda tenham dificuldade em se comunicar pela sua língua-mãe. O projeto faz parte do programa de pesquisa e extensão “Amalibras” do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (Acessar/UFRA) e vai ocorrer em parceria com o curso de Licenciatura em Letras Libras e o Centro Acadêmico de Letras LIBRAS e com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Instituto CiberEspacial (Icibe/UFRA) e voluntários de outras Instituições de ensino superior.

Candidatos surdos no Enem

O Enem 2017 recebeu inscrições de 1.310 pessoas surdas e 3.683 pessoas deficientes auditivas, conforme informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A iniciativa do cursinho Bilingue também busca dar oportunidade para que o aluno surdo consiga ter acesso ao ensino superior, principalmente após a lei Nº 13.409/2016, que determina que as universidades federais reservem vagas para PCD dentro do programa de cotas das instituições.

Visualizado:https://g1.globo.com/pa/para/noticia/ufra-oferta-cursinho-preparatorio-p... - de:05/02/2018 às 20:26